Entre agosto de 2021 e julho de 2022, o Pindograma deixará de publicar matérias regularmente. Após mais de um ano de dedicação integral à empresa, os repórteres do veículo retornarão a suas atividades acadêmicas.
Pretendemos continuar publicando conteúdo durante o próximo ano, porém de maneira esporádica. Também pretendemos dar continuidade a algumas de nossas parcerias com outros veículos de imprensa. No entanto, nossos leitores não devem esperar um fluxo regular de conteúdo novo toda semana. A publicação do Quinzenário, nossa newsletter, não será mais quinzenal.
Em julho de 2022, contudo, o Pindograma pretende dar continuidade à sua cobertura eleitoral: voltaremos a atualizar o mais completo agregador de pesquisas eleitorais do Brasil e continuaremos de olho nos institutos de pesquisa brasileiros. Não faltarão mapas eleitorais nem análises de pesquisas.
O hiato nos trabalhos do Pindograma se deve, antes de tudo, à vontade pessoal dos nossos repórteres. Todos decidimos interromper a faculdade por esse ano para nos dedicarmos integralmente ao projeto. Saímos orgulhosos do que produzimos e aprendemos. Também concordamos que é hora de retomar nossas trajetórias acadêmicas. Nosso editor, por exemplo, está determinado a ser um historiador.
No entanto, seguimos acreditando profundamente na missão do Pindograma: fazer jornalismo de dados sem papo furado. Acreditamos haver sim espaço para um veículo dedicado a análises inéditas da política brasileira a partir de dados públicos. Análises que não dependam de estudos pouco robustos ou de jornalismo declaratório, e que não sejam restritas pelas amarras do jornalismo diário.
Em uma Nota do Editor futura, talvez caibam algumas considerações sobre o estado do jornalismo de dados no Brasil. Mas por ora, resta apenas agradecer às pessoas que deram apoio ao Pindograma desde a sua fundação.
Meses antes do nosso lançamento, Sérgio Spagnuolo sentou conosco para discutir as perspectivas para uma publicação independente de jornalismo de dados no Brasil, e nos conectou com a incrível comunidade de jornalistas de dados brasileira. Reinaldo Chaves nos convidou para apresentar o Pindograma no Domingo de Dados da Abraji. Carol Moreno, Kátia Brembatti, Denise Neumann e Maria Cristina Fernandes deram conselhos jornalísticos para universitários que nunca tinham pisado em uma redação. Fábio Takahashi, na Folha, Paulo Talarico, na Agência Mural, Gustavo Ribeiro, no The Brazilian Report, e José Roberto de Toledo e Fernanda da Escóssia, na revista piauí, coordenaram nossas parcerias com seus respectivos veículos. As parcerias deram exposição ao nosso trabalho e nos desafiaram a melhorar nosso conteúdo.
Agradecemos também a nossos leitores e leitoras, razão de ser do Pindograma. Fiquem atentos a nossas redes sociais para novidades neste meio tempo!
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