A Praia Grande, cidade litorânea a 40 minutos de São Paulo, apresenta um cenário político dividido pela primeira vez em sua história recente. Raquel Chini, a candidata indicada pelo prefeito Alberto Mourão (PSDB), está à frente em todas as pesquisas eleitorais feitas no município. Contudo, o opositor Danilo Morgado (PSL) demonstrou rápida ascensão na última pesquisa eleitoral, que indica um possível segundo turno pela primeira vez na história da cidade.
Mourão, o atual prefeito, foi eleito pela primeira vez em 1992. Desde 1996, vem fazendo a indicação de seus sucessores, que foram todos eleitos. No entanto, existem chances de as eleições de 2020 não serem tão fáceis quanto as anteriores.
A aposta de Mourão esta vez é em Raquel Chini (PSDB). Pela primeira vez na história do município, uma mulher apresenta os maiores índices de intenção de voto na corrida eleitoral — 29%, de acordo com o agregador de pesquisas do Pindograma.
Raquel Chini iniciou a sua vida no poder público em 1993, quando foi convidada por Mourão a assumir a Secretaria de Obras. Após algumas migrações, a sua última atuação foi na Secretaria de Transportes. De acordo com o seu site oficial de campanha, a candidata terá como desafio aperfeiçoar e dar continuidade aos feitos e conquistas do município das últimas décadas.
Já Danilo Morgado é, de acordo com o agregador de pesquisas do Pindograma, o principal concorrente de Raquel, com 16% nas pesquisas. Ex-assessor do senador Major Olímpio (PSL-SP), se apresenta como a principal voz da oposição frente às duas décadas de Mourão no poder. E não há como negar a sua presença em eventos e feiras por todas as regiões da cidade durante a campanha.
Morgado vem falando muito sobre a disparidade de atenção dada a áreas diferentes da cidade. O candidato acusa Mourão de ter dado atenção maior à região da orla e de ter abandonado os bairros a oeste da Rodovia SP-55, que concentram a população de menor renda. Entre suas propostas estão a implementação de um restaurante que forneça refeições por um preço acessível, a criação de um Hospital da Mulher e melhoramentos no Hospital Irmã Dulce. Também diz que fará uso de suas conexões políticas e influência enquanto ex-assessor parlamentar para ajudar a cidade.
Após um de seus caminhões ser apreendido por propaganda eleitoral irregular, Danilo afirmou que “não é de hoje que sou perseguido pelos meus adversários políticos”.
Já o vereador Delegado Comin (PODE) ocupa o 3º lugar na corrida eleitoral da cidade — alcançando 9% das intenções. No último debate do Grupo A Tribuna, o candidato indicou que pretende aumentar o número de guardas municipais e PMs na cidade, respondendo às constantes reclamações de moradores de que só existe policiamento em áreas próximas à orla. Nas eleições para vereador, Comin teve apoio concentrado no bairro da Vila Caiçara.
Para entender melhor o quadro eleitoral da cidade, o Pindograma conversou com Nilton Almeida, professor universitário, munícipe e candidato a vereador na cidade pelo PP. Perguntado sobre a popularidade de Mourão, respondeu que “não há como ser contra o Mourão. Ele está aí há anos. Praia Grande realmente cresceu e isso é notório. Estando aqui desde 2009, vejo esse crescimento. A construção civil cresce a cada dia na cidade”.
No entanto, pontuou que “existem áreas que foram deixadas às margens por Mourão enquanto gestor. Até hoje, o Hospital Irmã Dulce tem sérios problemas de gestão, por exemplo. O terreno onde está instalado o hospital será leiloado. Outro recente episódio foi a contratação de um falso médico — onde já se viu isso? Existem certas áreas em que a prefeitura pecou enquanto gestora. A área da saúde é uma delas, e segurança também. A Praia Grande não é apenas a orla da praia — existem também outras regiões que precisam de segurança”.
Além dos três primeiros candidatos à cadeira do executivo, há dois candidatos que aparecem em evidência no agregador de pesquisas do Pindograma. Janaína Ballaris (PL) disputa a quarta colocação com Alexandre Cunha (Republicanos), com 4% e 7% das intenções de voto, respectivamente.
Janaína foi eleita vereadora em 2016 e obteve a maior concentração no bairro Sítio do Campo. As suas principais propostas são voltadas às parcelas mais carentes da população — entre elas, revisão nos contratos de transporte público e a implantação do projeto Avança Praia Grande, que busca gerar de empregos para os munícipes prejudicados pela pandemia.
Já Alexandre Cunha (Republicanos), foi vice-prefeito de Alberto Mourão entre 2001 e 2008. Entre as propostas de Cunha estão a redução de 65 para 60 anos a isenção em passagens de ônibus; a reorganização das Unidade de Saúde da Família; e o projeto Fábrica do Povo, um programa de capacitação da população local através de espaços de uso cooperativo.
Ao que tudo indica, Alberto Mourão ainda é o maior cabo eleitoral da Praia Grande. Diante de momentos turbulentos como a pandemia, o prefeito fez uma gestão popular — tem hoje 80% de aprovação — e provavelmente conseguirá transferir o seu eleitorado para Raquel. No entanto, chama a atenção que justamente em 2020 — em uma corrida bem menos marcada pelo apelo da “nova política” que a de 2016 — os opositores de Mourão ganhem força.
Dados utilizados na matéria: Locais de votação (Pindograma); Resultados de Eleições (Tribunal Superior Eleitoral/Cepespdata).
Contribuiu com Dados: Daniel Ferreira.
Para reproduzir os números citados na matéria, o código pode ser encontrado aqui.
[Gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Twitter, no Facebook e no Instagram.]